Fale com a gente

Editorial

A cada ano um novo show

Publicado

em

Depois de um ano sem ser realizado por conta da pandemia de Covid-19, começou ontem (07) e segue até sexta-feira (11), em Cascavel, a 34ª edição do Show Rural Coopavel. Alguns resquícios da pandemia podem ser visualizados, especialmente pelo público mais reduzido.
A expectativa de visitas é menor, mesmo assim, trata-se do maior evento do agronegócio na América Latina. Mais de 400 expositores responsáveis por mover grande parte do agronegócio nacional mostram o que de mais moderno existe para o setor.
Evento em que tecnologia, informação e negócios caminham juntos. Novas cultivares de soja e híbridos de milho, capazes de suportar melhor o ataque de doenças; maquinários com tecnologia embarcada que fazem diagnósticos completos das lavouras em tempo real; bovinos com genética apurada para produzir mais carne com menos recursos, como o milho; a poderosa agricultura familiar e seus cases de sucesso que merecem ser replicados. Exemplos que ganham o devido destaque que merecem.
Uma das áreas que tem ganhado destaque nos últimos anos e que nesta edição cresceu significativamente são empresas e ações que tenham como objetivo final promover a sustentabilidade do agronegócio.
Nesta edição estão presentes mais de 30 empresas de instalação de painéis fotovoltaicos para geração de energia pela luz solar. Carros elétricos também ganharam mais destaque no Show Rural de 2022, assim como tratores híbridos e conectados.
Outro destaque para quem passa pelos mais de 700 mil metros quadrados do parque é o avanço de empresas de tecnologia para o campo. Drones capazes de executar pulverizações precisas, empresas de inteligência artificial ou de armazenamento em nuvem, profissionais de tecnologia dedicados a promover soluções que o setor precisa através de aplicativos. Esse setor está bombando.
Tanto que nos últimos anos o Show Rural Digital só cresce. O espaço é dedicado exclusivamente a empresas e iniciativas 4.0, da chamada quarta revolução industrial.
Todas essas novidades estão cada vez mais atreladas ao agronegócio. A enxada para tirar o mato ficou no passado. Hoje o agricultor controla sua lavoura pelo telefone. E não é para poucos. A tecnologia invade cada vez mais as pequenas propriedades.
A sustentabilidade do agronegócio brasileiro é invejável ao redor do mundo. Nenhum país no planeta produz mais utilizando tão pouca área, preservando mais de 60% de todas as suas matas nativas intactas. Nenhum!
E pelo que vemos, a sustentabilidade está cada vez mais intrínseca ao agronegócio brasileiro. Esse setor tão importante para o país demonstra estar sempre na vanguarda, buscando melhorar sempre e incansavelmente.
O Jornal O Presente Rural está com sua equipe completa em seu estande, mas especialmente circulando pela inovação que borbulha no Show Rural Coopavel, para informar, que é o motivo central de sua existência, mas também para ser testemunha da evolução que o agronegócio apresenta. A cada ano um novo show.

A enxada parar tirar o mato ficou no passado. Hoje o agricultor controla sua lavoura pelo telefone

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente