Ford Show Rural
Ecoville – Maior rede de limpeza
Editorial

A celebração do esporte

O município de Marechal Cândido Rondon sedia a partir de hoje (04) a edição 2017 dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs). O evento deve reunir cerca de 1,4 mil atletas em torno do esporte, um instrumento capaz não apenas de moldar atletas, mas construir personalidades íntegras, colaborar com a formação social e difundir a cooperação e a competitividade nas pessoas.

Aliás, desde o fim de semana Marechal Cândido Rondon vem aglutinando conquistas no setor esportivo. No domingo (02) o time da Associação Rondonense de Basquete (Aroba) se consagrou campeão invicto da Taça Paraná de Basquete na categoria sub-18. No mesmo dia, mais de 700 ciclistas de várias regiões participaram da etapa sediada no município do Cicloturismo Regional, unindo esporte e turismo pelas belas paisagens rondonenses.

Casa do eletricista MINIESCAVADEIRA

Desde 2009 Marechal Cândido Rondon não sediava uma competição oficial do Estado. Até domingo (09), a fase macrorregional dos JEPs reúne duas mil pessoas, entre organizadores, árbitros, equipes técnicas das equipes e alunos/atletas de 12 a 17 anos dos Núcleos Regionais de Educação de Assis Chateaubriand, Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo. Os desafios acontecem no atletismo, basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

Um grupo muito grande de pessoas está se dedicando há vários dias para deixar tudo pronto para a recepção aos atletas, dirigentes e também familiares desses alunos, que costumam acompanhar e torcer nesse tipo de competição. Todos são muito bem-vindos.

Bem-vindos não somente pela hospitalidade e cordialidade como de costume o povo rondonense desprende a seus convidados, mas muito bem-vindos para a celebração do esporte, da amizade, dos valores e da vida. Bem-vindos para a consagração da vitória, mas também do respeito, da esportividade e dos bons exemplos.

O esporte é sem sombra de dúvidas um instrumento de transformação social. A partir de seus princípios, orienta os mais novos a um caminho infinitamente mais promissor a seguir na vida. Quando o esporte está inserido na vida das comunidades, especialmente na vida das crianças, adolescentes e jovens, há avanços que extrapolam os limites do corpo, transformando as pessoas em seres mais responsáveis, corretos e competitivos, características que tanto o brasileiro está precisando ver em sua população.

Não há como negar os benefícios que o esporte carrega consigo, seja em Marechal Cândido Rondon ou em qualquer outro lugar desse país. Faltam, entretanto – para variar -, políticas públicas e privadas que estimulem essa atividade, oferecendo aos brasileiros mais opções de práticas esportivas diversas. Ocupar as crianças e adolescentes com práticas esportivas vai ajudar eles a crescer mais saudáveis, longe dos perigos das ruas e das drogas. Há ainda as possibilidades de fazer do esporte uma profissão, com o surgimento de atletas profissionais nas mais diferentes modalidades esportivas presentes no Brasil. Os benefícios que o esporte traz são bastante conhecidos. É hora de celebrar todos eles, pensando sempre em estendê-los para um número cada vez maior de pessoas.

TOPO