Editorial

O agronegócio aposentou a enxada

Este ano o Show Rural Coopavel, que começa na segunda-feira (03) e segue até a próxima sexta (07), vai apresentar ainda mais a tecnologia da quarta revolução industrial para os visitantes. Os novos híbridos de milho, as novas cultivares de soja, as novas linhas de pesquisa na pecuária de corte e leite ganham a companhia de robôs, sensores, entre outros equipamentos de altíssima tecnologia, que em breve estarão incorporados à rotina de todas as fazendas do país.

O agronegócio definitivamente aposentou a enxada. Agora, os cuidados com as plantações e com a criação de animais são on-line, feitos por inteligência artificial, internet das coisas e big data. Quem não se atualizar, quem não compreender que essa mudança é necessária, vai ser engolido pelo mercado em pouco tempo.

Casa do Eletricista – RETOMA

Entre os destaques da área de tecnologia do evento, onde o Jornal O Presente Rural tem seu estande cativo, há um espaço exclusivo para inovação extrema. Em uma área de 4,5 mil metros quadrados, o Show Rural Digital contará com estandes e com a participação das mais importantes indústrias do ramo no mundo, como Microsoft, HP, Totvs e a gigante chinesa Huawei.

O espaço terá quatro palcos: Área de Hackathon, um desafio em que equipes precisam criar soluções para os problemas inerentes ao agronegócio, a Villa Startup Biopark, onde grandes exemplos de emprego da tecnologia no campo serão expostos, os lounges, a Flying Arena UPL, uma arena de drones com dois mil metros quadrados para apresentação dos mais novos veículos aéreos não tripulados a favor da agropecuária brasileira e mundial, e a Carreta de Negócios Sebrae, para que as pessoas e as empresas mais inovadoras do agronegócio troquem experiências, networking e fechem negócios, reinventando a agropecuária brasileira.

No Show Rural Digital a agricultura se fundirá à tecnologia para agregar conhecimento aos mais de 280 mil visitantes do evento, segundo estimativas da Comissão Organizadora. É o novo agronegócio, que trocou a enxada pelos robôs e máquinas inteligentes.

O Show Rural, um dos maiores eventos do agronegócio do mundo, terá cinco dias de negócios, transferência de conhecimento e exposição e venda das novas tecnologias. Mais que uma feira agropecuária, é a indústria a céu aberto, com mais de 500 expositores do Brasil e do mundo nas mais diversas áreas, como genética animal e vegetal, nutrição, sanidade, equipamentos, defensivos e até crédito.

O agronegócio tem movido o país e tem se movimentado para incorporar em seu dia a dia as facilidades e a eficiência da nova indústria 4.0. As novas maneiras de produzir estão causando uma revolução nunca antes vista no meio rural. São tantas invenções e novas formas de produzir que o produtor rural chega a ficar em dúvida do que ele pode ou precisa ter na sua propriedade.

Eventos como o Show Rural servem também para mostrar ao produtor, em um só lugar, o que há de mais avançado, mas especialmente o norte que ele deve seguir para continuar tendo uma propriedade lucrativa e sustentável.

TOPO