Fale com a gente

Arno Kunzler

Tempo de obras

Publicado

em

Eu e muitas outras pessoas, vez por outra, circulam por Marechal Cândido Rondon só para olhar o andamento de algumas obras importantes que acontecem em nosso município.

A mais importante e mais impactante está sendo a obra realizada pelo governo federal, e num ritmo acelerado, que é a conclusão da duplicação da BR-163, trecho entre a Polícia Rodoviária Federal e o portal.

Já não era tempo de concluir essa obra, que estava paralisada há anos.

Todavia, a espera está sendo recompensada com oito pistas, dois viadutos e uma trincheira, algo de causar inveja para cidades de grande porte.

Se tudo correr bem, podemos estar falando de uma obra concluída até o final do ano.

A outra grande obra é o Contorno Oeste, que liga o frigorífico de aves da Lar e o frigorifico de suínos da Frimesa, na BR-163.

Graças à inciativa da Acimacar e do esforço interminável de Elio Lino Rusch, até depois de concluir seu mandato de deputado estadual, essa obra está sendo concluída, atrasada é verdade.

Trata-se de uma obra muito importante, não só por desviar o tráfego pesado de caminhões do centro da cidade, mas porque vai gerar novas áreas para desenvolvimento.

Ao lado do trevo está sendo construída outra obra importante: o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), cuja batalha dispensa comentários.

Durante anos foi objeto de disputas políticas, mas venceu a tese do então deputado Elio Lino Rusch, que já havia garantido os recursos através de financiamento internacional ainda durante o governo Beto Richa.

Também pode ser incluída entre as grandes e importantes obras do momento a duplicação da Avenida Rio Grande do Sul, trajeto entre o supermercado Copagril e a entrada da estrada do Lira.

Esse investimento certamente vai mudar a realidade de toda a região Oeste de Marechal Cândido Rondon, onde a cidade mais cresce e se desenvolve.

Outras grandes obras previstas para este ano pelo jeito terão que esperar um pouco mais, caso da Praça Willy Barth, cuja revitalização já teve início, mas pode sofrer atrasos, e da revitalização da Avenida Maripá, por enquanto sem data para começar, também muito aguardada.

Por Arno Kunzler. Ele é jornalista e fundador do Jornal O Presente, da Editora Amigos e da Editora Gralha Azul

arno@opresente.com.br

Copyright © 2017 O Presente