Fale com a gente

Silvana Nardello Nasihgil

Vamos falar de responsabilidade?

Publicado

em

Nunca estivemos tão deficitários de pessoas que conseguem compreender o que significa ser responsável. Responsabilidade é muito abrangente, começa naquilo que devemos ter e ser conosco, cumprindo aquilo que nos mantém como seres humanos na relação pessoal, com os outros e com o meio.

Diante das urgências da vida moderna, andamos procurando atalhos, atropelando a vida e vivendo como se tudo precisasse girar em nosso favor. Deixamos de nos comprometer e nos responsabilizar inclusive pelas nossas atitudes, usando de desculpas absurdas quando as coisas não acontecem como deveriam acontecer.

Andamos brincando de vida como se não houvesse amanhã, com a ideia de que: azar dos outros se eu não fizer a minha parte.

Os sentimentos e emoções são conduzidos da forma que se possa tirar vantagem, não interessando se o outro está feliz ou não.

No trabalho, desde que se faça o mínimo para manter o vínculo, o problema de fazer dar certo é do patrão.

Com a família e amigos, deixamos acontecer como se todos fossem eternos, deixamos de visitar, acolher, abraçar, beijar e falar de coisa positivas. Muitas vezes, criamos confusão, fofoca e deixamos o pior de nós ser visto.

Não cumprimos horário, nos atrasamos deixando os outros esperando e sequer tentamos nos desculpar. Fazemos muito disso porque dentro de nós está a certeza que nada irá acontecer. Esquecemos que esse é caminho mais rápido para perdermos a credibilidade, onde seremos vistos como alguém difícil de contar.

Temos falhado muito e estamos vivendo no automático do salve-se quem puder.

Está sendo prático porque estamos esquecendo de olhar para trás e contabilizar quanta gente está sofrendo pela nossa irresponsabilidade.

Deveríamos ser pessoas de uma palavra só, uma atitude reta e coerente, que nos coloque confortável e que se estenda ao bem-estar do outro.

Deveríamos lembrar que aquilo que vivemos e como vivemos é que fala sobre nós. Uma vez confiável e cumpridor dos seus deveres e daquilo que se compromete, é um ser humano de grande valor, daqueles que a gente quer ter perto pra sempre, ao contrário dos que nos passam insegurança e semeiam desesperança.

Precisamos urgentemente rever nossas atitudes, reorganizar a vida com coerência e firmeza. Precisamos ser pessoas confiáveis, daquelas que dizem e fazem, tipo; estarei lá às 15 horas, esteja às 14h55; eu vou fazer! Faça sem precisar ser cobrado(a); conte comigo! Pode contar de olhos fechados; deixa que eu resolvo! Já sabe que dará conta e fará; eu te amo! Feito de atitudes e palavras que dão essa certeza; precisamos ser pessoas autênticas que os outros nos olhem e enxerguem alguém que buscar dar o seu melhor e não falhar por pura falta de vontade de fazer dar certo.

Precisamos ser de verdade, inteiros e disponíveis para sermos cada dia melhor. Só assim seremos alguém que vale a pena ter por perto.

Por Silvana Nardello Nasihgil. Ela é psicóloga clínica com formação em terapia de casal e familiar (CRP – 08/21393)

silnn.adv@gmail.com

@silnasihgil

Copyright © 2017 O Presente