Fale com a gente

Arno Kunzler

Tributo ao amigo

Publicado

em

Harraldo Altmann (com dois erres mesmo) inspirou uma geração de jovens à prática de esportes e a cultura do esporte com ciência.

Conheci o então jovem professor de Educação Física na condição de diretor de Esportes da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, ainda na década de 70, quando eu era diretor de Comunicação.

Foi fácil fazer amizade e compartilhar sonhos.

Harraldo era movido a sonhos grandes, queria formar equipes competitivas promovendo modalidades olímpicas ainda pouco conhecidas.

Ao lado do também já falecido professor Paulo Peres Peres, conseguiu levar as equipes de handebol do município a grandes competições e relevantes resultados.

Sonhou com estrutura melhor para o esporte, até então muito precária.

Lutou e conseguiu apoio do então (também já falecido) prefeito Verno Scherer para construção de um ginásio de esportes que se chamaria Ney Braga, em homenagem ao governador da época.

Também foi professor e incentivador do curso de Educação Física da Unioeste e diretor do Colégio Eron Domingues, onde ele e sua esposa Idete eram professores concursados.

Tentou mitigar na vida política como candidato a vereador, mas não conseguiu se eleger.

Ainda iríamos trabalhar juntos na iniciativa privada, já depois de sua aposentadoria, na recém-fundada Editora Amigos da Natureza, onde Harraldo viu uma ideia nascer e ajudou a levar o nome da empresa para cidades do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

As lembranças desse amigo guerreiro e idealista vão aos anos 80 quando descobrimos no Lago de Itaipu (recém-formado) uma imensidão de peixes que habitavam e buscavam alimentos nas margens onde antes eram lavouras de milho e soja.

Me sinto sinceramente enlutado pela perda de uma pessoa tão querida e amiga, mas sobretudo um sonhador, um idealista, um desportista, cujo legado ficará para sempre na memória dos que conviveram com ele em algum momento de sua longa e vitoriosa trajetória.

Aos familiares, os mais sinceros votos de pesar e a certeza que estão se despedindo de um Cidadão Honorário que fez jus a todas as homenagens possíveis e imagináveis.

Vai com Deus, amigo!

Por Arno Kunzler. Ele é jornalista e fundador do Jornal O Presente, da Editora Amigos e da Editora Gralha Azul

arno@opresente.com.br

@arnokunzler

Copyright © 2017 O Presente